
CÂMBIO IMOTION
A concepção do sistema de transmissão automatizada ASG (Automated Sequential Gearbox) I-Motion tem o principal objetivo de aumentar o conforto e reduzir a fadiga do condutor, evitando que o mesmo seja obrigado a controlar o pedal da embreagem e a alavanca de comando da transmissão, além de otimizar o desempenho dos componentes da transmissão mecânica.
No entanto, assegura o prazer de dirigir proveniente do controle direto da transmissão, melhora a segurança na condução através de um sistema que ignora eventuais erros do condutor impedindo o controle incorreto da transmissão e oferece ao condutor uma interface mais avançada com o veículo.
Uma unidade de controle eletrônica gerencia uma lógica complexa de funcionamento
que permite a utilização da transmissão: No modo "manual", na qual o motorista comanda a troca das marchas através da alavanca posicionada sobre o túnel ou através de duas borboletas no volante.
No modo "automático", onde o sistema eletrônico controla automaticamente as trocas de marcha.
O pedal da embreagem foi eliminado e a tradicional alavanca do câmbio em "H" das
transmissões mecânicas foi substituída por uma alavanca específica tipo "Joystick“, como veremos adiante.
Considerações iniciais
A transmissão ASG I-Motion é subdividida em três conjuntos principais que intervém em seu funcionamento:
Conjunto mecânico
É importante dizer que a transmissão ASG é baseada na consagrada transmissão mecânica sincronizada de 5 velocidades 02T (MQ200), com sua embreagem monodisco a seco, mas que são controladas por um servomecanismo hidráulico. A carcaça recebeu modificações externas para permitir a fixação de novos componentes. Na transmissão ASG I-Motion todos os anéis sincronizadores possuem revestimento de molibdênio, o que reduz o desgaste dos mesmos.
Conjunto hidráulico
É composto por:
-
Bomba hidráulica;
-
Acumulador;
-
Êmbolos;
-
Válvulas.
Basicamente tem a função da automatização da transmissão mecânica.
Conjunto elétrico
É composto por:
-
Alavanca seletora;
-
Unidade de Controle da Transmissão;
-
Sensores e atuadores;
-
Interface com outras unidades de controle.
Tem a missão de gerenciar o conjunto hidráulico e fazer a interface com os outros sistemas do veículo e com o condutor.
