
CÂMBIO POWERSHIFT
A transmissão FORD PowerShift possui a nomenclatura DPS6, ou seja, transmissão de dupla embreagem e 6 velocidades, e é fabricada na Alemanha pela empresa GETRAG, tradicional fabricante de transmissões para os veículos europeus.
Como toda transmissão automatizada, é uma transmissão mecânica, de dupla embreagem, e podemos dizer que ela se compõe de duas transmissões em uma só, com dois eixos de entrada, um para as marchas ímpares e outro para as marchas pares e mais a marcha à ré.
Possui também dois eixos de saída, com duas relações de diferencial diferentes, embora exista apenas uma coroa, existem dois pinhões de tamanhos desiguais.
Como não possui conversor de torque, e sim um conjunto de embreagem duplo, com dois discos de embreagem, um para cada eixo de entrada, seu desempenho em relação aos câmbios automáticos convencionais é bem superior, e suas 6 velocidades possibilitam uma boa relação de marchas, tanto na cidade quanto em rodovias.
Na maneira de conduzir, a transmissão PowerShift DPS6 é semelhante a qualquer transmissão automática normal, pois sua alavanca seletora possibilita as posições “P”, “R”, “N”, “D” e “S”. Fonte: Oficina Brasil
