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Utilização da Alavanca de Câmbio

  • Foto do escritor: Robson Dantas
    Robson Dantas
  • 11 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura

Muitos condutores podem se perguntar, meu carro é automático porque devo usar a alavanca de mudanças do câmbio automático?

Nesta matéria vamos utilizar como exemplo uma alavanca de mudanças do Vectra que é compreendida de várias posições de mudanças;

Nesta imagem podemos visualizar algumas posições, são elas:

P - Parking;

R - Reverse;

N - Neutral;

D - Drive;

3 - Até 3ª Velocidade(Marcha);

2 - Até 2ª Velocidade(Marcha);

1 - Somente 1ª Velocidade(Marcha);

Vamos as explicações sobre as posições de velocidades, lembrando que este veículo é equipado com um câmbio automático de 4 velocidades.

Posição P (Parking)

Esta posição deve ser utilizada toda vez que o veículo estiver estacionado, porém existe um procedimento para mover a alavanca para esta posição, veja a sequência abaixo.

Com o veículo ainda em funcionamento, pise no freio e mova a alavanca para a posição N e aplique a freio de mão (Freio de estacionamento), solte o pedal de freio para que o veículo repouse e seja amparado pelo freio de mão, após o veículo estar totalmente parado mova a alavanca para a posição P.

Com este procedimento o veículo não será amparado pela trava do Parking, evitando assim um forte tranco e até mesmo dificuldades em retirar a alavanca desta posição(P), quando o veículo for utilizado novamente.

Posição R (Reverse)

Mais conhecida com Ré, esta posição é utilizada para manobrar o veículo e o seu uso também requer atenção; Sempre que for utilizada o veículo deve estar totalmente parado, evitando assim o desgaste prematuro do Câmbio Automático. O mesmo vale para quando a alavanca for movida para outra posição;

Posição N (Neutral)

Esta posição, embora seja constantemente utilizada por muitos condutores, como por exemplo, ao parar no semáforo o condutor move a alavanca para esta posição (N), muitas vezes pensando que está evitando o desgaste do Câmbio Automático ou até mesmo reduzindo o consumo de combustível. Esta posição não diminui o desgaste do Câmbio Automático ou muito menos diminui o consumo de combustível.

Diminui o Desgaste?

Não, muito pelo contrário, esse procedimento aumenta o desgaste do Câmbio Automático, uma vez que toda vez que este procedimento é feito o Câmbio Automático acopla e desacopla o pacote responsável pela velocidade selecionada.

Diminui o consumo de combustível?

Não, o próprio veículo "conversa" com o condutor, avalie a alteração de RPM (Rotações por Minuto) do veículo toda vez que a alavanca é colocada no posição N.

Para serve então a posição N?

Esta posição pode ser utilizada para pequenas manobras do veículo caso o mesmo esteja impossibilitado de se descolocar com o funciomanto do motor, além da mencionada acima na posição Parking, mas é claro que existem outras questões técnicas que não cabem aqui.

Posição D (Drive)

Esta é a mais comum ou a mais utilizada no veículo, nesta posição o veículo em questão, Vectra com 4 Velicidades, todas as mudanças serão feitas de forma automática, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Velocidade de forma ascendente e 4ª, 3ª, 2ª e 1ª de forma descendente (Reduzida).

Posição 3

Nesta posição o veículo somente irá executar a mudança de forma ascendente até a 3ª velocidade e também de forma descendente. Nesta posição veículo também irá utilizar a função de freio motor limitando assim a velocidade do veículo.

Posição 2

Nesta posição o veículo somente irá executar a mudança de forma ascendente até a 2ª velocidade e também de forma descendente. Nesta posição veículo também irá utilizar a função de freio motor limitando assim a velocidade do veículo.

Posição 1

Nesta posição o veículo estará limitado a uma única Marcha, a 1ª velocidade. Esta posição deve ser utilizada quando o veículo estiver carregado, ou seja, 5 ocupantes e parado em uma ladeira íngrime. Desta forma quando o veículo terá mais força para sair da inércia, reduzindo assim seu desgaste.

Existem ainda outras opções neste câmbio automático em específico:

Opção S (Sport)

Na maioria dos Veículos é um botão com o símbolo S que exerce esta função. Quando acionado o veículo muda o regime de troca de marchas, as trocas ocorreram em uma faixa de rotação (RPM) do motor mais elevada, aproveitando melhor a torque do motor, porém o consumo de combustível poderá aumentar quando utilizada esta função.

Opção * (comumente conhecida como "Floco de Neve")

Nesta opção o veículo sairá da inércia em 2ª velocidade reduzindo assim a tração nas rodas e assim evitando o patinamento do veículo.

Posições Específicas (L e O/D)

Algumas montadoras, principalmente a linha japonesa utiliza essas nomenclaturas, vamos à elas.

Posição L

A posição L LOW é utilizada da mesma forma que a posição 1, esta posição deve ser utilizada quando o veículo estiver carregado, ou seja, 5 ocupantes e parado em uma ladeira íngrime. Desta forma quando o veículo terá mais força para sair da inércia, reduzindo assim seu desgaste.

Posição O/D

Esta opção conhecida como Over Drive anula a última velocidade do veículo evitando assim trocas desnecessárias do veículo.

Esperamos ter esclarecido as dúvidas dos condutores e também ajudado a utilizar o veículo de forma apropriada evitando assim o desgaste prematuro do equipamento.

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