Utilização da Alavanca de Câmbio
- Robson Dantas
- 11 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
Muitos condutores podem se perguntar, meu carro é automático porque devo usar a alavanca de mudanças do câmbio automático?
Nesta matéria vamos utilizar como exemplo uma alavanca de mudanças do Vectra que é compreendida de várias posições de mudanças;

Nesta imagem podemos visualizar algumas posições, são elas:
P - Parking;
R - Reverse;
N - Neutral;
D - Drive;
3 - Até 3ª Velocidade(Marcha);
2 - Até 2ª Velocidade(Marcha);
1 - Somente 1ª Velocidade(Marcha);
Vamos as explicações sobre as posições de velocidades, lembrando que este veículo é equipado com um câmbio automático de 4 velocidades.
Posição P (Parking)
Esta posição deve ser utilizada toda vez que o veículo estiver estacionado, porém existe um procedimento para mover a alavanca para esta posição, veja a sequência abaixo.
Com o veículo ainda em funcionamento, pise no freio e mova a alavanca para a posição N e aplique a freio de mão (Freio de estacionamento), solte o pedal de freio para que o veículo repouse e seja amparado pelo freio de mão, após o veículo estar totalmente parado mova a alavanca para a posição P.
Com este procedimento o veículo não será amparado pela trava do Parking, evitando assim um forte tranco e até mesmo dificuldades em retirar a alavanca desta posição(P), quando o veículo for utilizado novamente.
Posição R (Reverse)
Mais conhecida com Ré, esta posição é utilizada para manobrar o veículo e o seu uso também requer atenção; Sempre que for utilizada o veículo deve estar totalmente parado, evitando assim o desgaste prematuro do Câmbio Automático. O mesmo vale para quando a alavanca for movida para outra posição;
Posição N (Neutral)
Esta posição, embora seja constantemente utilizada por muitos condutores, como por exemplo, ao parar no semáforo o condutor move a alavanca para esta posição (N), muitas vezes pensando que está evitando o desgaste do Câmbio Automático ou até mesmo reduzindo o consumo de combustível. Esta posição não diminui o desgaste do Câmbio Automático ou muito menos diminui o consumo de combustível.
Diminui o Desgaste?
Não, muito pelo contrário, esse procedimento aumenta o desgaste do Câmbio Automático, uma vez que toda vez que este procedimento é feito o Câmbio Automático acopla e desacopla o pacote responsável pela velocidade selecionada.
Diminui o consumo de combustível?
Não, o próprio veículo "conversa" com o condutor, avalie a alteração de RPM (Rotações por Minuto) do veículo toda vez que a alavanca é colocada no posição N.
Para serve então a posição N?
Esta posição pode ser utilizada para pequenas manobras do veículo caso o mesmo esteja impossibilitado de se descolocar com o funciomanto do motor, além da mencionada acima na posição Parking, mas é claro que existem outras questões técnicas que não cabem aqui.
Posição D (Drive)
Esta é a mais comum ou a mais utilizada no veículo, nesta posição o veículo em questão, Vectra com 4 Velicidades, todas as mudanças serão feitas de forma automática, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Velocidade de forma ascendente e 4ª, 3ª, 2ª e 1ª de forma descendente (Reduzida).
Posição 3
Nesta posição o veículo somente irá executar a mudança de forma ascendente até a 3ª velocidade e também de forma descendente. Nesta posição veículo também irá utilizar a função de freio motor limitando assim a velocidade do veículo.
Posição 2
Nesta posição o veículo somente irá executar a mudança de forma ascendente até a 2ª velocidade e também de forma descendente. Nesta posição veículo também irá utilizar a função de freio motor limitando assim a velocidade do veículo.
Posição 1
Nesta posição o veículo estará limitado a uma única Marcha, a 1ª velocidade. Esta posição deve ser utilizada quando o veículo estiver carregado, ou seja, 5 ocupantes e parado em uma ladeira íngrime. Desta forma quando o veículo terá mais força para sair da inércia, reduzindo assim seu desgaste.
Existem ainda outras opções neste câmbio automático em específico:
Opção S (Sport)
Na maioria dos Veículos é um botão com o símbolo S que exerce esta função. Quando acionado o veículo muda o regime de troca de marchas, as trocas ocorreram em uma faixa de rotação (RPM) do motor mais elevada, aproveitando melhor a torque do motor, porém o consumo de combustível poderá aumentar quando utilizada esta função.
Opção * (comumente conhecida como "Floco de Neve")
Nesta opção o veículo sairá da inércia em 2ª velocidade reduzindo assim a tração nas rodas e assim evitando o patinamento do veículo.
Posições Específicas (L e O/D)
Algumas montadoras, principalmente a linha japonesa utiliza essas nomenclaturas, vamos à elas.
Posição L
A posição L LOW é utilizada da mesma forma que a posição 1, esta posição deve ser utilizada quando o veículo estiver carregado, ou seja, 5 ocupantes e parado em uma ladeira íngrime. Desta forma quando o veículo terá mais força para sair da inércia, reduzindo assim seu desgaste.
Posição O/D
Esta opção conhecida como Over Drive anula a última velocidade do veículo evitando assim trocas desnecessárias do veículo.
Esperamos ter esclarecido as dúvidas dos condutores e também ajudado a utilizar o veículo de forma apropriada evitando assim o desgaste prematuro do equipamento.
Dantas Transmissões